Como economizar a água da sua piscina

A água é um recurso precioso que deve ser economizado (especialmente em épocas de seca): a sua carteira e o planeta vão agradecer! Encontre aqui alguns conselhos que o podem ajudar no caminho do Desenvolvimento Sustentável.

As principais fontes de consumo de água para uma piscina privada, geralmente são as seguintes:

• Evaporação
• Salpicos e Transbordos
• Fugas

Ao limitar as perdas nos três níveis, é possível fazer economias significativas no consumo de água. Vamos então analisar cada item ao detalhe!

Evaporação
A evaporação da água da piscina pode ser maior do que você pensa, podendo atingir, em casos extremos, vários centímetros por dia. A evaporação vem não só da temperatura e da hidrometria (taxa de humidade), mas sobretudo também o vento. A velocidade de evaporação de água será então diferente, dependendo da situação envolvente à sua piscina.

Para reduzir a evaporação, o uso de uma cobertura é sem dúvida a melhor solução. Esta tem várias vantagens, incluindo algumas relacionadas com o desenvolvimento sustentável: reduz a evaporação da água, e mantém o calor acumulado durante o dia (dispensado ou reduzindo o consumo dos equipamentos de aquecimento). Sem esquecer que cumpre a função de proteger a piscina de sujidades e podendo ainda garantir a segurança dos utilizadores.

De outro modo, para minimizar a evaporação, é útil proteger a piscina do vento: assim, é possível colocar vedações construídas ou naturais (como arbustos) ao redor da piscina, a fim de reduzir as correntes de ar. Além disso, será útil para os utilizadores pois aumenta a temperatura da água e ao redor da piscina!

Salpicos e Transbordos
Os salpicos e transbordos (derrames) são outra fonte de desperdício de água. Para evitá-los,  não se deve exceder o nível de água recomendado pelo fabricante. Geralmente é aconselhado encher  a piscina no máximo até 10 a 15 cm abaixo do nível das margens. Isso irá limitar a quantidade de água que sai da sua piscina.

Fugas
Uma fuga que deixa sair uma gota de água por segundo pode representar um desperdício total de 2 metros cúbicos, ou 2.000 litros por ano. Não se esqueça de verificar regularmente se há gotejamentos no filtro, na bomba ou no de circuito de filtração. Isto irá reduzir a sua factura de água, e aumentar a vida útil de sua piscina.

Estes conselhos vão ajuda-lo a proteger o planeta e também a sua carteira.

Anúncios

One Response to Como economizar a água da sua piscina

  1. […] Para conhecer muitas mais dicas de Como Economizar a água da piscina, siga este link. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: